sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Alexandre Botelho (Maestro Botelho)


Natural da região metropolitana do Recife-PE, residente a rua salgadinho em Paulista, Alexandre Pereira Botelho nasceu no dia 23 de janeiro de 1975. Filho de José Marcelino Fernandes Botelho Filho e Zildete Pereira Botelho, teve seu primeiro contato com a música na banda marcial do Ginásio Pernambucano aos 14 anos de idade.

No início da década de 90, estudou na banda marcial do Ginásio Pernambucano tornando-se arranjador da mesma. A banda do Ginásio participou de vários campeonatos no estado da Paraíba, Sergipe, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros.

No ano de 1991, participou da solenidade da decida da rampa no Palácio do Planalto no governo do na época presidente da república Fernando Collor de Melo. 

Em 1992 ingressou no curso técnico em trombone no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife. Em 1997, participou de uma apresentação especial no palácio do Jaburu na residência do na época vice presidente Marco Maciel. Entre os anos de 2005 a 2012 foi maestro adjunto da banda Firmino da Veiga na cidade de Paulista.

Em 2014 iniciou a graduação no curso de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco com ênfase em composição. Dentro da universidade participa de vários projetos de extensão como a Orquestra de Frevo de Bloco e o coro masculino “Ailson Genuíno”.

Em 2017 concluiu o curso técnico em regência pelo Conservatório Pernambucano de Música. Atualmente é maestro da Orquestra Botelho Frevo e Folia. A orquestra tem se apresenta todo o ano no carnaval do Recife e participado de projetos de nível nacional como o projeto da Rede Globo “Estrelas”, realizado pela a apresentadora Angélica.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Jackson Silva das Neves




Nasceu no município de Escada no dia 18 de maio de 1997. Filho de José Sebastião das Neves e Maria José Rodrigues da Silva, iniciou os estudos musicais orientado de seu pai aos 11 anos de idade. Anos depois teve aula com Thaylison Gideão (in memóriam), professor e pianista da Igreja Assembleia de Deus.

Em seus estudos secular, concluiu o ensino fundamental no ano de 2012 na escola Dr. Fernando Campelo e o ensino médio no ano de 2015 na escola Técnica Luiz Dias Lins.

Membro da Igreja Assembleia de Deus em Pernambuco, Jackson participou de vários grupos eletrônicos no município de Escada, entre eles o grupo êxodo. Acompanhou diversos cantores da sena Gospel como Rayanne Vanessa, Matuto de Jesus entre outros, viajando parte do Nordeste e Sudeste do Brasil.


Em janeiro de 2017 entrou para a Ordem dos Músicos do Brasil, na categoria de Músico profissional. Em fevereiro do mesmo ano iniciou os estudos no Conservatório Pernambucano de Música no curso de Arranjo e Composição. Atualmente atua como músico e produtor no HS Home Studio.

Escada elege dois delegados para Conferência Estadual de Cultura


A IV Conferência Estadual de Cultura será realizada no próximo mês de março. Nesta terça-feira (20) foi realizada em Palmares a penúltima Pré-Conferência que antecede o grande encontro e que vai aprovar o Plano Estadual de Cultura. A última está marcada para o próximo sábado (24) em Arcoverde.

Escada elege dois delegados para Conferência Estadual de Cultura
A Pré-Conferencia da Mata Sul reuniu os municípios de Palmares, Catende, Vitória de Santo Antão, Água Preta, São José da Coroa Grande, Barreiros, Jaqueira, Escada, Tamandaré, Joaquim Nabuco, Gameleira, Rio Formoso, Xexéu e Igarapeba, abordando 8 eixos temáticos que tratam de patrimônio cultural e memória, territórios criativos, desenvolvimento simbólico, economia da cultura, gestão, pesquisa cultural, educação e outros.

Com participação de representantes da sociedade civil e do poder público, o encontro elegeu 5 delegados (4 da sociedade civil e um do poder público). Escada conseguiu eleger metade dos delegados da sociedade civil. As outras duas vagas foram para rio formoso e água preta.

Estiveram presentes o Secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, a Secretária Executiva, Silvana Meirelles, e o Gerente Geral de Articulação Luciano Moura, além de Severino Pessoa, além de outros membros da SECULT/FUNDARPE.

Representaram Escada na Pré-Conferência: Adriano André, Dimison Cesar, Djalaide Rocha, Edmundo Fernandes (tom), Edvaldo Levino (Dudoce), Jonas Rafael, Maxsuandson Silva, Ricardo Paiva, Robério Saraiva, Alex Antony.


Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O DESAPARECIMENTO DAS BANDAS E DOS DESFILES CÍVICOS NO MUNICÍPIO DE ESCADA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA


Dimison Cesar, aluno do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Pernambuco, participou da VIII Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas realizado pela Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Associação Brasileira de Musicologia, onde publicou seu primeiro artigo científico.

Baixe aqui o artigo

domingo, 4 de fevereiro de 2018

TRAJETÓRIA MUSICAL


Dimison Cesar Vieira Gomes é natural do município de Escada-PE. Filho primogênito de Daniel Vieira Gomes (in memoriam), e Maria de Lourdes da Silva Gomes, nasceu aos 5 dias do mês de outubro do ano de 1987. Interessou-se pela música aos 11 anos, incentivado por seu pai que era organista da igreja Pentecostal Assembleia de Deus.

Em 2005: Estudou na escola de música José Ramos no município de Escada, onde teve seu primeiro contato com Banda de Música. No mesmo ano concluiu o ensino fundamental nos finais na Escola Municipal Marechal Costa e Silva. Em 2006: Iniciou os estudou na escola de música José Ladislau Pimentel, no município do Cabo de Santo Agostinho. 

Em 2008: Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professor Eraldo Campos. Concluiu o Curso de Habilitação Para Operador de Empilhadeiras, realizado pela Associação Comunitária Maria Natividade em Escada-PE.


Em 2009: Iniciou seus estudos no Centro de Educação Musical Maestro Carlos Gomes, no município de Escada. Concluiu o curso de Operador de Micro, promovido pelo Serviço de Assistência Familiar de Pernambuco.

Em 2010: Concluiu o Programa de Capacitação Profissional no curso de Gestão da Logística realizado pelo Centro de Gestão Técnica de Pernambuco. Participou do curso de Manuseio, Movimentação e Armazenamento de Produtos realizado pela Limeira Logística e Armazém Geral Ltda. 

Em 2013: Estudou Regência de Coral no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, e no mesmo ano entrou para a Ordem dos Músicos do Brasil, na categoria de músico profissional. 

Em 2014: Iniciou a graduação no curso de Licenciatura em Música, pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em composição. Participou na condição de ouvinte, da aula inaugural Ernesto Laclau, a “crise” do Marxismo e Política na América Latina ministrada pela professora Julia Exposito da (UBA), Universidade de Buenos Aires, promovido pelo Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação. Foi  professor do Centro de Educação Musical Maestro Carlos Gomes em Escada e na Escola Professora Maria Clara. Foi professor de piano popular da escola BSB Musical, em Boa Viagem.

Em 2015: Foi professor e regente das Bandas Marcais do município de Escada. Foi professor de musicalização infantil da escola Cravo e Canela no município de Escada. Foi Membro do Conselho Municipal de Política Cultural no município de Escada. Participou como músico do projeto  Elas Cantam e Encantam realizado pelo Lions Club Escada Mata Sul.

Em 2016: Foi professor estagiário no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife. Participou da VII Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas realizado pela Universidade Federal de Alagoas na cidade de Marechal Deodoro AL. Participou do Minicurso de Gestão Financeira, promovido pelo  Serviço de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco.

Participou da palestra criativa: Negócio, Cultura e Criatividade, promovido pelo Serviço de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco. Formou-se em gestão cultural pela Universidade Federal da Bahia, e em administração pública da cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tornou-se regente do coral Sebastião Araújo da Academia Escadense de Letras. Participou como músico e foi um dos fundadores do projeto Esquina Musical e do  grupo Opus Cerimoniale. Participou como músico do projeto  Eles Cantam e Encantam realizado pelo Lions Club Escada Mata Sul.


Em 2017: Foi professor estagiário na Orquestra Criança Cidadã, em Recife.  Concluiu a formação para a elaboração de Planos Municipais de Cultura em ambiente de aprendizagem a distância, promovido pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, em parceria com o Ministério da Cultura.  Participou da IX Capacitação de Regente, Coreógrafo, Baliza, Balizador e Mór de Bandas e Fanfarras de Pernambuco realizado em Olinda-PE, pela (ABANFARE), em parceria com a coordenação de Ações Culturais. Participou do 4º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco.

Participou do IV Fórum de Cultura da Escada, realizado pelo Conselho de Política Cultural do Município de Escada-PE. Participou como regente do 1º Concerto Oficial Coisas que o Lua Canta, realizado pela Academia Escadense de Letras.

Participou como músico e arranjador do 1º Festival Estudantil de Música das Escolas da Rede Pública Municipal da Escada, realizado pela Secretaria de Educação, da Cultura e dos Esportes. Recebeu da Academia de Saberes e Linguagens Escolares o diploma de Patrono da Música, na categoria de Canto Coral e Instrumental Filarmônico da Escola Municipal Barão de Suassuna.

Participou do IV Encontro das Academias de Letras e Artes das Microrregiões de Pernambuco, realizado pela Academia de Letras e Artes de Gravatá. Participou como Palestrante da 1ª Semana da Memória Escadense, realizada pela Secretaria de Educação, da Cultura e dos Esportes no município de Escada.

Recebeu do Espaço Cultural Museu Cícero Dias o Certificado de Amigo do Museu por contribuir para a preservação e a memória cultural do município de Escada Concluiu o curso de Editor de Texto e Apresentação Digital na modalidade a distância pela Unidade de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife.

Participou da VIII Jornada Pedagógica para Músicos de Bandas realizado pela Universidade Federal de Alagoas, em parceria com a Associação Brasileira de Musicologia, onde publicou seu primeiro artigo científico. Participou do XXV Congresso Técnico e Pedagógico da Confederação de Bandas, Fanfarras e Regente de Pernambuco realizado pela Associação Brasileira de Fanfarra e Regente de Pernambuco.


Foi Coordenador de Cultura Educacional no município de Escada. Tornou-se Produtor Cultural junto à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Tornou-se membro efetivo da Academia Escadense de Letras, ocupando a cadeira de nº 34 cujo patrono é o maestro Heitor Villa Lobos. 

Participou como músico e regente da I Cantata Natalina "O Angelus" realizada pela Academia Escadense de Letras na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Escada.

Em 2018: Trabalhou como Instrutor de Banda Marcial no município de Palmares e professor de música no Centro de Educação Dimensão. É pianista, compositor, arranjador e maestro. Tem composto obras em diversos gêneros e estilos como: choros, frevos, marchas, valsas e cirandas.