domingo, 30 de julho de 2017

MAESTROS DE ESCADA E FEIRA NOVA PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO CD DO POETA VALDECI LEOCÁDIO



Aconteceu no último dia 29 de julho de 2017, no restaurante Vitorino Gunner as margens da Br 101 no município de Escada/PE, o lançamento do CD “Eco de um Grito”, do músico, poeta e cordelista escadense Valdeci Leocádio.

O CD consolida e consagra toda uma vida de dedicação a arte, a música e a cultura. Contendo 9 faixas, que retratam em suas letras temáticas culturas, ecológicas e educacionais, o disco foi produzido pelo músico e cantor Rafael Santos e o tecladista Deyvison Sousa, que se apresentaram no evento.

Participaram também do evento, a convite do próprio Valdeci, renomados artistas escadenses como Dudoce, Selma Figueiroa, e Reginaldo Figueiroa, e músicos como o aluno Edson, com apenas quatro meses de aula, o maestro Dimison César e o maestro Marcos Vinícius do município de Feira Nova.

O evento teve o apoio da Academia Escadense de Letras e dos demais acadêmicos que fazem parte da casa Tobias Barreto, além de amigos e familiares.


Parabéns Dedo por essa grande conquista!

BANDA MARCIAL DA ESCOLA TANCREDO NEVES PARTICIPA DOS 150 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE AMARAJI




Na coordenação do professor Dimison César, e na regência do maestro Jandelson Rodrigues (matuto), as Bandas Marciais do município de Escada tem se destacado na região da Zona da Mata Sul Pernambucana.

No início da semana (Domingo, 23 de julho de 2017) a Banda Marcial Presidente Tancredo Neves da Escola de mesmo nome, se apresentou durante as comemorações dos 150 anos de Emancipação Política do Município de Amaraji.

A banda participou a contive daquele município e fez uma apresentação que marca a sua importância no cenário das bandas e fanfarras do estado de Pernambuco.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

FÓRUM LANÇA ENQUETE PARA SUGERIR ORÇAMENTO DA CULTURA


Com o objetivo de discutir o Orçamento da Cultura em Escada no ano 2018, a criação de Pontos de Cultura e incentivar inscrições dos escadenses no Edital de Cultura Popular, o IV Fórum Municipal de Cultura em Escada reuniu artistas, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, e sociedade, nesta quarta-feira (12), no plenário da Câmara de Vereadores.

Um diagnóstico foi levantado preliminarmente pelos presentes e, em seguida sugerida a participação da sociedade na votação em uma enquete que apresenta 16 itens relacionados ao financiamento da cultura em Escada. Todos os itens fazem parte das 31 metas do Plano Municipal de Cultura do município. O resultado da enquete servirá de base para um documento final a ser elaborado e encaminhado aos Poderes instituídos e à Representação Nordeste do Ministério da Cultura.

Iniciado com um minuto de silêncio, em homenagem póstuma ao conselheiro falecido, Mário Rodolfo dos Santos, o fórum aprovou a indicação de Ricardo Paiva para suprir a ausência e decidiu sugerir ao presidente da Casa Legislativa a indicação de Eduardo do Arretado para substituir o vereador Deda no CMPC.

À tarde, Dann Lacerda (MinC) apresentou a oficina sobre Cultura Popular e estimulou os participantes do fórum a fazerem suas inscrições no referido edital.


Ao som do baque virado, o evento contou com apresentação do grupo de percussão Barões Coroados e de artistas e da sociedade civil. Pela câmara de vereadores compareceram o presidente, Elias Ribeiro, e os vereadores Binho Rufino e Eduardo do Arretado. O vice-prefeito, Ivanildo Bigodão também compareceu. Entidades como Academia de Letras, Instituto Histórico, Museu Cícero Dias, grupos de capoeira e de quadrilha Junina, além de outros segmentos, fortaleceram a representatividade do evento.

terça-feira, 11 de julho de 2017

ESCADA TRÁS A MEMÓRIA O DIA DO MESTRE DE BANDA E DA SEMANA DA BANDA DE MÚSICA


Comemora-se em 11 de Julho o Dia do Mestre de Banda e a Semana da Banda de Música, em razão de nesta data ter nascido um dos maiores compositores brasileiros, o maestro Carlos Gomes, oriundo de uma Banda.

As Bandas de Músicas são os conservatórios musicais das cidades interioranas. O mestre, uma viga mestre da corporação, não somente é maestro mas compositor, professor, conselheiro e pai.

Em Pernambuco existem atualmente 183 Bandas de Música com 21 centenárias e dentre estas quatro sesquicentenárias com mais de 150 anos. É importante destacar a Curica, criada em (1848) e a Saboeira, criada um ano depois, em (1849), ambas de Goiana, as mais antigas em funcionamento do Brasil.

Atualmente o município de Escada dispõe de uma embrionária Banda de Música, criada em 2016 na gestão do prefeito Lucrécio Gomes. Escada em outrora, já participou de vários concursos de bandas e fanfarras realizado em todo país o mais antigo datado de 1987 realizado em Bragança Paulista interior de São Paulo.

Parabéns a todos os Mestres de Bandas do município de Escada e de todo o Brasil.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

ACONTECEU NA CIDADE DE FEIRA NOVA A 1ª EDIÇÃO DO PROJETO CONVIDA SANFONEIRO


Aconteceu no último domingo dia 09 de julho 2017, ás 18 horas na cidade de Feira Nova localizada na mata norte do Estado de Pernambuco, à primeira edição do projeto “Convida Sanfoneiros”.

O intuito do projeto é proteger o autêntico “Forró” nascido aos Pés da Serra do Araripe, criado por nada mesmos que Luiz Gonzaga, além de valorizar o acordeom e a sanfona de 8 baixos, instrumentos típicos de acompanhamento do gênero.

Participaram do evento sanfoneiros de Feira Nova, Recife e Chã de Alegria, além da banda de música “20 de Dezembro”, da cidade de Feira Nova. A Banda de Música ao som do Fole das Sanfonas, executaram verdadeiros clássicos do rei do baião, na regência do maestro Marcos Vinício.


A sociedade Feiranovense parou para prestigiar o evento que foi realizado pela Prefeitura Municipal de Feira Nova através da Casa da Juventude com o apoio da Diretoria Municipal de Cultura. Foi uma noite de muito forró! que outras cidades também valorizem seus artistas, e realizem projetos como esse, declara Marcos Vinício maestro e um dos organizadores do evento.