sexta-feira, 17 de agosto de 2018

SELMA FIGUEIRÔA - AUTOBIOGRAFIA



Selma Virgínia Figueirôa da Silva é natural do Município dos Palmares localizado na Mata Sul do Estado de Pernambuco, Selma Figueirôa nasceu no dia 1 de dezembro de 1973. Filha de Celso Alves da Silva e Maria Norma Figueirôa da Silva, o interesse pela música veio logo cedo, aos 12 anos de idade, quando começou cantarolar suas primeiras melodias. Iniciou sua carreira como cantora profissional aos 19 anos de idade.

Estudou canto no Centro de Educação Musical Maestro Carlos Gomes, onde aperfeiçoou sua técnica ao canto Popular e Erudito. Além de cantora, é compositora. Entre suas composições encontramos frevos, sambas, pop, e criações de obras religiosas com registro oficial na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Na área secular, é formada em Bacharel em Direito e Ciências Jurídicas.

No ano de 2004 participou de diversos Show de Calouros na TV Tribuna e TV Jornal, onde por várias vezes foi vencedora. Tem participação em vários CDs gravados em estúdio, entre eles, o CD no estilo voz e violão com clássicos da Música Popular Brasileira, a Coletânea Natalina da professora e historiadora Mariinha Leão, o CD Canta Carmelo, entre outros. Cantou durante muitos anos em barzinhos na Cidade da Escada-PE, e tinha como parceria artística o também cantor e compositor Aderbal Rocha.

Participou do projeto Cantando na Praça, idealizado pela TV Jornal, realizado na Cidade da Escada-PE, como também em todas as cidades próximas à capital Pernambucana.  Na área do canto, realizou apresentações em circos. No ano de 2013 participou do grupo de Choro Odeon, interpretando vários clássicos do gênero. 

Foi vencedora obtendo a primeira colocação na categoria solo por dois anos consecutivos (2014 - 2015), do Festival de Música Católica na Cidade de Escada-PE, organizado e produzido pela Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Escada.

É especialista em Cerimônias de Casamento, há vinte e cinco anos, além de cantar em formaturas, festas empresariais e particulares. No ano de 2016 ministrou oficinas de Canto Coral pelo Projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, através da Prefeitura Municipal da Escada.

Em 2016 Participou do projeto Elas Cantam e Encantam, idealizado e realizado pelo Lions Club Escada Mata Sul, sendo uma das homenageadas. É católica praticante, e canta no Ministério de Música da Capela de São Pedro, localizado na Praia de Gaibú, distrito do Cabo de Santo Agostinho-PE. Atualmente foi uma das dez finalistas do Festival Carmelo Canta 2018, na Cidade do Recife-PE, defendendo a música Senhora do Carmo, com letra e música de sua autoria.

3 comentários: