segunda-feira, 8 de maio de 2017

DUDOCE



Edvaldo José Levino, músico, cantor, compositor e instrumentista, conhecido popularmente pôr Dudoce, nasceu em Escada – PE, na rua: Silva jardim conhecida como Gruta da Jaqueira, pelas mãos de dona Alice parteira, no dia 15 de março de 1957.
Filho de José Cordeiro Levino (Zézuca), pioneiro na fabricação de quebra-queixo em nossa cidade, e como não poderia deixar de ser, artista, poeta e cantador de coco de embolada e de dona Maria José Levino, filha do saudoso e famoso comerciante na década de 1960 e 1970, “Zezinho do cará”, avô de Dudoce.

Dudoce é casado com Maria de Jesus Albuquerque (Zui), filha de Severino Bezerra de Albuquerque (Pi), seresteiro, grande artista da terra e responsável pelo batismo do apelido carinhoso de Dudoce. Edvaldo tem quatro filhos: Eva Cristina dos Santos Levino; Ewerton dos Santos Levino; Marcos Túlio de Albuquerque Levino; e Thais Fernanda de Albuquerque Levino, e três netos: Edvaldo Levino Neto, Natália e Vitor, sendo que Eva Cristina e Ewerton Levino são filhos do primeiro casamento com Ana Maria Santos Levino.

A curiosidade em saber como surgiu o apelido é revelado em poucas palavras: Devido ao sonho do menino Edvaldo em ter intimidade com os instrumentos e os palcos, fazia pequenas barganhas com Pi, e os demais membros do conjunto musical Escadense “The Jet Sound” propondo assistir os ensaios do referido conjunto e poder pegar um pouco na guitarra, Dudoce “partilhava”, algumas lascas de doce feito por seu pai. Dudoce estudava no período intermediário, dispondo do seu tempo à tarde, domingos e feriados, para vender o famoso quebra queixo de Zézuca. 
Orgulhoso por ter sido aluno do antigo Ginásio Nossa Senhora da Escada, onde teve toda a sua formação educacional, Dudoce concluiu seus estudos em 1976, com formação técnica em Contabilidade.

A história da vida profissional de Dudoce, por incrível que pareça não começou nos palcos, nem muito menos com a música. Aos 08 anos de idade Dudoce trabalhava com seu pai na função de servente de pedreiro e na restauração de pinturas de parede nas residências e casas comerciais do município. Etapa da sua vida que lembra com muito orgulho.
 No início de sua carreira artística Dudoce fez várias porém modestas apresentações e participações em programas de auditório da época como: “O DOMINGO É NOSSO”, (APRESENTADO POR Veras Leão); “EÍLSOM MARQUES SHOW” (Eílsom Marques).

Hoje com mais de 40 anos de carreira artística, Dudoce já teve participações em vários grupos musicais, dos quais podemos citar: Big Banda Show (Maceió); Banda Mixagem, da qual é fundador; Grupo Spartacus; Grupo Show diamantes; Eletrobanda; Embalo Z. Também fez apresentações durante vários anos em restaurantes famosos e conceituados, que eram referência e opção entre os artistas, podemos citar: O Alfredão Pituzada (Escada-PE); O Casarão (Escada-PE); A Senzala (Escada-PE); Casa de show “A Cancela de Piedade” (Jaboatão-PE); Boate “Forró Chega Mais” (Piedade / Jaboatão-PE); Brasão (Escada-PE), onde compartilha o palco com o artista e parceiro Fernandes Gaivota e outros artistas Escadenses.

Sem falar nas diversas participações e premiações em festivais, Do doce foi 2º colocado no festival de música da UNICAP, foi finalista no festival SESC e Tv Tribuna, participou do Festival de Música do DERE e também do canta Nordeste em 1994 com a música “Rebeldia” de autoria do professor Edmundo Fernandes (tom).

Membro da AELE – Academia Escadense de Letras, da qual é membro Honorário desde maio de 2013, em reconhecimento à sua participação e importância no cenário Cultural de Escada. “Membro do “Grupo Espírita Luz nas trevas”, hoje “Grupo Espírita Luz no Caminho”, desde 1980, no qual exerceu função de Vice – Presidente no período de 1986 a 1990 e no atual biênio 2012/2013, onde desenvolve ações sociais na referida entidade.

A mais de três décadas tem se destacado com sua irreverência ao interpretar o frevo em cima dos trios elétricos, arrastando multidões em blocos famosos de Pernambuco dentre eles: “Morro de fome mas não trabalho”; “As catráias da Vila Operária”; “O cachorro lambeu tua cara”; e “Só chega atrasado”. Tendo dividido palco com artistas famosos como o famoso humorista Castrinho, com o qual apresentou-se no Estádio Rei Pelé em Maceió – AL, e Renato e seus Blue Caps.

Fez história com jingles políticos de sua autoria, que se transformavam imediatamente em verdadeiros bordões na boca do povo.
Em 2007 a convite dos amigos Sávio Vídeo Produções e do Jornalista, radialista, produtor e ator Alexandre Farias, participa do programa “Nova Forma”, na Tv Nova Nordeste, que resultou em um breve documentário.
Dudoce também deixou sua marca entre os símbolos da nossa cidade, pois, foi o primeiro intérprete do Hino da Escada no ano de 2000, quando a Câmara Municipal aprovou o Hino.

Do doce teve seu papel como colaborador pelo poder público atuando como Diretor de Cultura e Lazer, no período de 1998 a 2004, na Secretaria de Cultura da Escada. Atualmente Dudoce gerencia o Departamento de Resgate a Cultura Local, pela mesma Secretaria de Cultura. O artista Edy Levino (Dudoce), é um grande defensor da Cultura Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário