domingo, 7 de maio de 2017

DIMISON CESAR



Natural do município de Escada, nasceu no dia 05 de outubro de 1987 na Casa de Saúde e Maternidade Santa Clara. Filho de Daniel Vieira Gomes (in memoriam), e Maria de Lourdes da Silva Gomes se interessou pela música aos 11 anos, incentivado pelo pai que era organista da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus em Escada. Cursou o ensino Fundamental e Médio em escola pública e teve como complemento educacional a música.

A partir de 2005, iniciou os estudos de forma sistemática, passando pelas Escolas de música: Manoel Ramos (Escada), José Ladislau Pimentel (Cabo de Santo Agostinho), e pelo Centro Educacional Maestro Carlos Gomes no município de Escada. Em 2013, decide tornar a música sua profissão, prestando exame para o Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil em Pernambuco.

É mestrando em Música e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE), na linha de pesquisa: música, cultura e sociedade e Licenciado em Música com ênfase em composição também pela UFPE. Tem curso de técnicas e boas práticas para Regente de Orquestras e Grupos Musicais pelo SESI de São Paulo e em Regência de Coral pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - (IFPE).

Na área da cultura, tem cursos em Gestão Cultural pela Universidade Federal da Bahia, em Elaboração de Planos Municipais de Cultura pela mesma Universidade e, em Administração Pública da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro efetivo da Academia Escadense de Letras - (AELE), onde ocupou a vice-presidência no biênio (2018 - 2020). É sócio efetivo do Instituto Histórico, Arquitetônico, Arqueológico e Geográfico da Escada e regente titular do Coral Sebastião Araújo da AELE.

Exerce a docência como instrutor efetivo de música na Rede Pública Municipal de Ensino de Tamandaré. É membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Escada, representando a sociedade civil no setorial de música e um dos fundadores do grupo Opus Cerimoniale, equipe especializada em músicas para cerimônias e casamentos.

É Produtor Cultural junto à Fundarpe, arranjador e Produtor Musical com diversos trabalhos produzidos, entre os quais se destaca o EP “Canções para celebrar o amor”, gravado no HS Studio em Escada.

Já desenvolveu diversos projetos culturais, como: a 1ª Mostra de Choro de Escada (2013); Projeto Esquina Musical (2014); 1º Concerto Oficial Coisas que o Lua Canta (2016), 1ª, 2ª e 3ª Cantata Natalina (2017 a 2019); 1º, 2º e 3º Festival Estudantil de Música da Rede Pública Municipal de Escada (2017 a 2019); Live Solidária Padre Geraldo em Ritmos Pernambucanos (2021), entre outros.

Atuou como professor de música na Escola Professora Maria Clara; Educandário Menino Deus, BSB Musical, Centro Educacional Maestro Carlos Gomes, Prefeitura Municipal dos Palmares e Prefeitura Municipal da Escada. Atualmente ocupa o cargo de Secretário do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil em Pernambuco e assessor fiscal da presidência.

Tem desenvolvido pesquisa na área musical com publicações em revistas, antologias e jornais, além de ser arguidor de TCCs do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade da Escada - (FAESC). É pianista, compositor, arranjador e maestro, com produções de obras em diversos gêneros e estilos como: choros, frevos, marchas, valsas e cirandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário