domingo, 7 de maio de 2017

Encontro de artistas propõe festival de música em Escada



O encontro realizado pelo Projeto Escada Cultural, na noite desta quartafeira (30), na Escola Especial Veronice Maria, centro de Escada, garantiu a participação de músicos profissionais, da coordenadora do Centro Maestro Carlos Gomes, Luciana Vieira, de compositores e vocalista da Banda Expressão Mental.

Na pauta a construção de um diagnóstico sobre a importância da música na vida dos escadenses e as propostas para melhorar o acesso a esse bem considerado “instrumento de diálogo com Deus”.

No final, foi escolhida uma comissão que vai elaborar a proposta de redação para o segmento da música. O documento vai compor o Plano Municipal de Cultura do município de Escada. As respostas às perguntas estabelecidas dentro do roteiro foram assim definidas: Como está a música em Escada?

1. O reflexo está nesse encontro: bancas vazias, poucas pessoas interessadas nas discussões; 2. Falta incentivo para as pessoas ouvirem a boa música; 3. Existem muitos artistas (Marcinho, Dimison, Wellington, Do Doce, banda expressão mental, Ezequiel Silva), mas faltam espaços para apresentação os trabalhos; 4. Os recursos (instrumentos) para a música são mais difíceis; 5. Poucos músicos estão sabendo desta reunião; 6.

A “boa” música (vocal, instrumental e mista) não é ouvida; 7. As letras de certas músicas não funcionam como terapia para nossa alma, não trazem inspiração. Há uma repetição dessa prática dentro da própria família. Algumas estimulam a pedofilia, apologia ao sexo, à violência, etc; 8. A música deve ser terapia para a alma. É um instrumento para conversar com Deus. As igrejas entenderam que a música é um elemento de integração das pessoas; 9. Não é uma questão de falta de interesse. Existem pessoas que saem de Escada para estudar em outras cidades;

10. Há um certo descrédito das pessoas que fazem música em Escada; 11. A reunião em período eleitoral prejudicou a participação nesse encontro; 12. A música não é tratada como disciplina nas escolas, embora lei federal já disponha sobre isso; 13. A geração de hoje não conhece músicas agradáveis aos ouvidos; 14. Se na rua as pessoas só tiverem acesso ao “lepolepo”, isso será reproduzido; 15. Muitos não conhecem o chorinho e outros estilos musicais; 16. Faltam investimentos 17. Mostra de choro só teve uma no ano passado; 18. As pessoas não valorizam o MPB, ROCK, POP ROCK, e outros estilos;

https://cadecultura2014.wordpress.com/2014/07/31/encontro-de-artistas-prope-festival-de-msica-em-escada/


Nenhum comentário:

Postar um comentário