sexta-feira, 12 de maio de 2017

DERIVALDO SANTANA


Nasceu no dia 26 de abril de 1983 e começou seus estudos musicais no ano de 1997 em um projeto social realizado no bairro da várzea. O filho de Sebastião Antônio de Santana e de Maria das Dores Peres de Santana, desde cedo já tinha talento para a música. Com apenas 10 anos era o orgulho do maestro Jorge Costa na banda Meninos da Várzea.

Sua primeira formação musical foi no Conservatório Pernambucano de Música em dezembro de 2013, e atualmente está cursando Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Derivaldo é compositor de frevos, marchas, choros entre outros gêneros.

Participou da (MIMO), Mostra Internacional de Música de Olinda em setembro de 2010, com o professor saxofonista Leo Gandelman. Foi professor estagiário de saxofone no (CPM) no período de 2008 a 2011, na academia de música Santa Terezinha em 2008 a 2009 e de teoria musical no IFPE Campus Recife. Na área da gestão, trabalhou na gerência de animação cultural pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Educação do próprio município.

Atualmente é professor de saxofone, flauta doce, flauta transversal, clarinete e trompete no curso de música sonata e na Orquestra Criança Cidadã. É fundador, coordenador, arranjador e maestro da orquestra de frevo “Frevárzea” e do projeto Orquestra Popular Frutos da Várzea. Foi solista da Banda Sinfônica do Recife com o grupo “Aspesax”, em dezembro 2010. Participou como músico convidado e solista do projeto Moacir Santos no teatro Santa Isabel em dezembro de 2016.

Ministrou máster classe para saxofonistas no projeto “Levino Ferreira” na cidade de Bom Jardim em Janeiro de 2016, e no projeto “Big Máster Frevo e Jazz” emna cidade de Limoeiro em Dezembro 2016. É membro da Orquestra Experimental de Frevo do departamento de música da (UFPE), desde 2013. Toca com o grupo quinteto violado no projeto “Eu Quero Frevo”, e com o cantor Beto Barbosa. Já acompanhou alguns artistas do cenário musical como: André Rio, Josildo Sá, Nena Queiroga, Marcos Antônio, Almir Rouche, Cristina Amaral, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário