domingo, 14 de maio de 2017

JANDELSON (MATUTO)

             

Jandelson Rodrigues da Silva nasceu no dia 13 de outubro de 1977.  Filho de José Rodrigues da Silva e Maria de Sousa Silva é conhecido como “Matuto”, apelido adquirido por morar no interior, na cidade de Ribeirão situada na mata sul de Pernambuco. No ano de 1998, começou a tocar bombo na orquestra de frevo junto com seu padrasto conhecido por “Zil”, que era saxofonista. Matuto viu a oportunidade de iniciar a carreira como músico, mesmo tendo iniciado no treme terra, instrumento usado em orquestra de frevo.

Iniciou seus estudos ao trombone de vara na Banda de Música 11 de Setembro na cidade de Ribeirão. Em 2002, fez sua primeira apresentação tocando nas principais ruas de sua cidade. Em seguida, recebeu o convite do maestro Campelo para trabalhar com bandas, foi ai que começou a tocar outros instrumentos como: flauta doce, trompete, saxofone, clarinete, além de variados instrumentos de percussão como caixa, surdo, atabaque, fuzileiro, entre outros.

Além da música, Matuto trabalha com pintura e desenho, ofício que desenvolve com perfeição. Ele afirma que sua arte é usada para retirar jovens do caminho do vício, afastando-lhes das drogas e da prostituição. Formou a orquestra “Matutos no Frevo”, com 22 componentes  apresentando-se no período momesco.

Já trabalhou com a banda marcial da cidade de Cortez e atualmente trabalha como professor na Prefeitura Municipal da Escada através da Gerência de Ensino, regendo a Banda Marcial da Escada e a Banda Marcial Lygia Magala de Melo no distrito de Frexeiras.

E membro da igreja Adventista do 7º Dia onde ensina atualmente a banda dos Desbravadores. Já ganhou vários prêmios, mas em 2016  conquistou o bicampeonato no concurso de bandas de sua própria igreja e todo ano é convidada para se apresenta-se no desfile cívico de 7 de setembro para o governador do estado de Pernambuco.                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário