segunda-feira, 8 de maio de 2017

PAIXÃO SANTOS


Aldemir da Paixão Santos nasceu na cidade de Escada-PE no Engenho Limoeiro Velho. O filho de Augusto Cristóvão dos Santos e Luciana Albina da Paixão, despertou o interesse pela música logo cedo aos 13 anos de idade. Nascido e criado em um berço cristão protestante, seu primeiro instrumento foi a “Bateria”. Logo em seguida começou a se dedicar pela Guitarra, instrumento que tocava na equipe eletrônico da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Usina Barão, situada a 7 Km do centro da cidade de Escada onde mora até hoje.

Estudou no projeto idealizado pelo “Sr. Severino” na Usina Barão. O projeto atendia aproximadamente 12 jovens da própria comunidade tendo como professor Wellington Gomes. Estudou no Centro de Educação Musical Maestro Carlos Gomes, referência no ensino da música no município de Escada. O instrumento escolhido foi a Flauta Doce, tendo como professor Dimison Cesar. No ano seguinte, iniciou o curso de “Violão Sete Cordas” também com o professor e orientador Wellington Gomes.

A “Paixão pelo choro veio ao assistir a 1ª Mostra de Choro realizada no ano de 2013 pela Secretaria Municipal de Cultura tendo como organizadores os músicos Wellington Gomes, Dimison Cesar e professor Tom. O primeiro choro que o jovem músico ouviu foi Tico-Tico no Fubá do compositor Zequinha de Abreu, a música foi executada ao piano por Dimison Cesar e por Wellington Gomes ao violão. A composição é um verdadeiro clássico da nossa música. O choro ganhou voz com a interprete Carmem Miranda, pois o chorinho é um gênero originalmente instrumental.

Aldemir fez sua primeira apresentação aberta ao público em umas das audições realizadas pela escola MCG. A apresentação acontece no mês de dezembro onde todos os alunos apresentam suas evoluções adquirida ao instrumento durante todo o ano. Atualmente faz parte do projeto Esquina Musical na cidade de Escada apresentando ao público a boa música com o objetivo de propagar a cultura local e o bem estar sociocultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário