terça-feira, 9 de maio de 2017

ESDRAS JOÃO


Esdras João da Silva, popularmente conhecido como Esdras João, nascido em 11 de abril de 1991, em Recife – PE. É um multiartista, poeta, cantor, compositor, músico, guitarrista, violonista, defensor a fé cristã, e um dos idealizadores e apresentadores do programa “Som no Quarto”, além de produtor musical e escritor. Bacharel em Sistema da Informação, entretanto, nunca exerceu a função de Analista de T.I, Atualmente estuda na Universidade Federal de Pernambuco no curso de Licenciatura em música.

Iniciou os conhecimentos musicais muito cedo, aos 6 anos de idade, quando se admirou com o som do Cavaquinho, pedindo ao seu pai um de presente, mas abandonou o mesmo pela Guitarra e o Violão. Começou a compor Canções e Músicas Instrumentais aos 15 anos, arranjando suas próprias obras, sendo, portanto, um autodidata em arranjo.

O músico estudou Luthieria construção e manutenção de Instrumentos Musicais, em seguida foi estudar Música Básica na Escola de Artes João Pernambuco, onde teve os primeiros contatos com a partitura, participando do Grupo de Chorinho “Ritornello Brasil”, atuando como violonista. Foi guitarrista e roadie de diversas bandas, estudou improvisação com o amigo e Professor Maestro Edson Rodrigues, no SESC. Foi estudante bolsista na Escola Contemporânea de Música TRITONIS, tendo sido pupilo dos guitarristas e violonistas Fred Andrade e Fred Lyra, e, por fim, obteve formação no (CPM) Conservatório Pernambucano de Música, no curso técnico em violão popular.

Hoje segue em carreira solo, com os gêneros que vão do Jazz, Blues, Bossa-Nova, Rock, Dub a MPB em geral, a ritmos do seu Pernambuco e Nordeste, tais como Maguebeat, Frevo, Baião, Xote, Coco, o que compõe toda a sua “bagagem” musical, com um estilo próprio e único, com muitas misturas rítmicas. Esdras afirma que a sua música é uma “MPB “contaminada”, com uma pitada de música Erudita, que fala do amor de Deus”.

O multiartista menciona que começou a escutar solos de guitarras dos instrumentistas Steve Vai, Eric Clapton, Django Reinhardt, Joe Satriani, Slash (Guns and Roses), Stevie Ray Vaughan, B.B King, dos brasileiros, Luciano Magno, Cacau Santos, Heraldo do Monte, Pepeu Gomes, Robertinho do Recife, Juninho Afram e tantos outros.

Influenciado também pelas levadas de violões do artista João Alexandre, de quem tem maior referência, pelo fato de ser um grande cantor e músico cristão. Admirador das obras do Sérgio Pimenta, dos grupos Rebanhão e Vencedores por Cristo, e também de cantores e interpretes popular como Tom Jobim, Gilberto Gil, Djavan, Ivan Lins, Jorge Vercillo, Lenine, Vander Lee, Guinga, Hermeto Pascoal, Lula Queiroga entre muitos nomes de compositores eruditos Ravel, Stravinsky, Mozart, Beethoven, Bach e o brasileiro Heitor Villa Lobos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário