quinta-feira, 11 de maio de 2017

WELLINGTON JAMAICA



Wellington Francisco Henrique dos Santos, filho de Francisco Henrique dos Santos e Maria da Conceição da Silva, é conhecido no meio artístico como “Wellington Jamaica”. O apelido se deu por conta de um amigo de infância chamado “Bira Simão”, na qual observou o gosto do amigo pelo reggae, dizendo que o mesmo só queria ser do país conhecido por Jamaica. Iniciou sua vida musical nas bandas marciais na cidade do Recife na década de 90. O instrumento escolhido por Wellington foi a bateria, instrumento que tocava na igreja católica São Sebastião, localizada na comunidade do alto do Pascoal.

Incentivado por seu tio José Pereira da Silva, começou a ter aulas de iniciação musical e bateria com o professor Cid Cruz, no antigo Centro Profissionalizante de Criatividade Musical, hoje Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, (ETECM). Por ter experiência com dobrados e marchas, logo ingressou em algumas orquestras itinerantes de Pernambucanos como: Troça Carnavalesca, “Mista Miçangueira”, “Misto Pierrot”, "Orquestra Raízes Pernambucana”, entre outras.

Hoje com seus 20 anos de dedicação exclusivamente à música, participou da banda de músico dos estagiários do Recife. Foi professor estagiário da escola municipal Vasco da Gama e da bandinha de gerência de animação cultural da prefeitura do Recife, além de ministrar aulas no espaço Criança Esperança de Jaboatão.

Durante essas duas décadas de carreira, acompanhou vários artistas da MPB como Jorge Aragão, Almir Guineto, Naná Vasconcelos, Fafá de Belém e artistas internacionais como por exemplo Angélique Kidjo.  Atualmente é integrante da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério que acompanha o irreverente maestro Forró em turnê no brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário