sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

AS CORES SÃO PRECONCEITUOSAS OU PRÉ-CONCEITUADAS?



“Menino usa Azul e menina usa Rosa?”. A cor Azul é masculina? ou foram atribuídos a esta, conceitos e/ou pré-conceitos machistas? A cor Rosa é feminina? ou foram atribuídos a esta, conceitos e/ou pré-conceitos feministas?

Segundo a ciência, nossa visão é “tricromática”, a razão disso é a existência de células no corpo humano que relacionada com a visão, são sensíveis ao vermelho, amarelo e ao azul, cores estas conhecidas como primárias. A mistura dessas três cores, dão origem as cores secundárias, entre elas a cor Rosa, que é construída a partir da cor vermelha, através da alteração dos pigmentos.

A partir da construção que deu existência a cor Rosa, a sociedade também começa a construir o “conceito” ou pré-conceito de que esta cor só pode ser usada por mulheres. Esse processo de construção também se dá no curso natural da vida em sociedade.

Pessoas identificam-se, e começam a usa “Rosa” para denominar crianças do sexo feminino. A cor Rosa está na vestimenta da criança do sexo feminino ao sair da maternidade. O Rosa encontra-se na preferência das mães ao comprar a mochila escolar de sua filha. Na vida em sociedade a cor Rosa é usada para dar significado a uma luta em prevenção ao câncer de mama, que vitimiza no geral as mulheres.

Da mesma forma que a cor “Rosa” é construída a partir da cor vermelha, o conceito de que: “Rosa é cor de menina”, também é construído a partir da visão preconceituosa da sociedade, uma construção que coloca em foco a ignorância dos que nos representam politicamente.


                                                               Publicado por Dimison Cesar - Artista e Professor de Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário