domingo, 23 de dezembro de 2018

Coral Sebastião Araújo encerra o ano de 2018 com duas belíssimas apresentações de natal





O Coral Sebastião Araújo, que é formado por membros e amigos da (AELE), Academia Escadense de Letras, realizaram duas audições da II Cantata Natalina “Da palha nasceu a estrela”.

A primeira aconteceu no dia (15/12) na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus em Jaguaribe, com a participação da Companhia Teatral Testemunhart da Comunidade Doce Mãe de Deus e o Coral de Crianças da Catequese.

A Segunda (23/12), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, com a participação do Pe. Sóstenes Vieira da Comunidade Canção Nova. O convite ao coral foi feito pela presidente da Câmara de Dirigente Lojistas de Escada, e também corista do (CSA), Teresinha Melo Guimarães.

“É muito gratificante vê o Coral Sebastião Araújo tornando-se confiante a cada apresentação, isso mostra o quanto temos aprendido e nos dedicado à música. Parabéns a todos e todas, e um “Natal” repleto de amor, paz, bondade e caridade para com os outros”.

Dimison Cesar – Regente do Coral Sebastião Araújo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Coral Sebastião Araújo realiza II Cantata Natalina e encanta público presente


No último sábado (15/12), a Academia Escadense de Letras e o Coral Sebastião Araújo, realizaram a II Cantata Natalina “Da Palha Nasceu a Estrela”, que aconteceu na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.

Foi um momento mágico onde o espírito natalino se fez presente em nossos corações através do Cristo Menino. A música, a poesia, o teatro, e a dança, foram os veículos para que o amor de Deus brotasse em nossas vidas.

Mas para que tudo isso pudesse se consolidar, existiram pessoas singulares e especiais a qual quero externar aqui meus agradecimentos. Ao presidente da Academia Escadense de Letras Dr. Tarcísio Augusto por acreditar nesse projeto e todo o apoio necessário.

Parabenizar a realização do cerimonial feito por nossa querida primeira Dama Isabel Oliveira. Aos queridos confrades e confreiras da AELE. Agradecer de forma bastante especial a Ana Neto, e Teresinha Melo, por toda ajuda durante todos esses meses de muito trabalho, não me enxergo sem vocês. A Manoela Cruz por toda ajuda com os Meninos da Catequese.

Ao Coral Sebastião Araújo, pelo empenho e comprometimento em prol da realização de nossa II Cantata Natalina, um momento ímpar para o desenvolvimento da arte, especialmente a música em nossa cidade.

Aos solistas Diogo Neto, Júnior Figueiroa, Marília Magalhães e Selma Figueiroa, que brilharam através de suas lidas vozes. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na pessoa do querido Pe. Robson Soares, pelo acolhimento e confiança. As Catequistas e ao belíssimo Coral formado por Crianças da Catequese. Aos músicos, magníficos profissionais.

A Comunidade Doce Mãe de Deus e a Companhia Testemunhart, pela belíssima e irretocável apresentação. Agradecer de forma bastante especial a minha amiga Cristina Senna e a poetisa Adriane Neves pela autoria do texto. Ao meu amigo Marco Som, por todo profissionalismo ora conhecido e admirado. A todos e todas, meus Parabéns!

Dimison Cesar – Maestro e vice-presidente da AELE.

Projeto Flauta nas Escolas se apresenta em cerimônia da AELE



Na tarde deste domingo (16), na Praça Tobias Barreto, Centro de Escada, 50 alunos do projeto Flauta nas Escolas, de iniciativa da Prefeitura de Escada, através da Secretaria de Educação, apresentaram-se no “9º Natal com Poesia”, organizado e realizado pela Academia Escadense de Letras – AELE.

Elogiados e aplaudidos pelo público, entre eles acadêmicos da AELE, os alunos apresentaram três músicas de temática cristã e natalina. A cerimônia contou ainda com a apresentação do pastoril produzido pela Escola Municipal Costa e Silva, do bairro de Jaguaribe.

“O Natal com Poesia, organizado pela Academia Escadense de Letras, tem se transformado em mais uma iniciativa que tem por objetivo trazer uma mensagem de paz, amor e harmonia”, declarou Tarcísio Augusto, presidente da AELE.

“A educação em Escada tem dado passos significativos no sentido de disponibilizar para as crianças atividades educativas e cultuais. Além das duas apresentações de hoje, estaremos lançando, ainda este mês, os CDs com as músicas apresentadas no II FestiMúsica 2018”, destacou John Kennedy, Secretário de Educação.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.


Equipe da SEDUC Escada participa de Fórum sobre “Escola Sem Partido”



A ADUFERPE – Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural realizou na tarde desta quinta-feira (13), no auditório da Pró-reitoria de Extensão, o Fórum das Licenciaturas da UFRPE.

Dois temas marcaram o encontro: no primeiro, foram socializadas as experiências do projeto “Adote uma Memória”, que trabalha com o estudo da memória de vítimas da ditadura militar entre 1964 a 1985.

Em seguida, o professor Paulo Rubem Santiago proferiu palestra sobre o Projeto de Lei 7180/14 (arquivado recentemente) que, se para os propositores é “Escola Sem Partido”, para a oposição estabelece a Lei da Mordaça.

Em suas palavras, Paulo Rubem declarou que o projeto é inconstitucional, não tem fundamento legal e não forma o cidadão para o desenvolvimento integral. Além disso, significa um ataque direto à democracia e à educação pública.

“Decidimos participar do fórum porque o tema é bastante complexo. É preciso entender cada vez mais e garantir que nossos professores de Escada tenham acesso a esta discussão. Por isso, estamos analisando a possibilidade de uma palestra em nossa cidade sobre o tema”, destacou Ana Neto, Gerente de Desenvolvimento do Ensino.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.


quarta-feira, 21 de novembro de 2018

“Projeto Flauta nas Escolas” faz sua primeira apresentação



Aconteceu na noite desta terça-feira (20) a primeira apresentação dos alunos flautistas que fazem parte do “Projeto Flauta nas Escolas”. O Altar da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Escada, na noite dedicada às Escolas da Rede Municipal da Escada, foi o palco da apresentação.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da Escada, através da Secretaria de Educação. No total, 68 alunos apresentaram ao público presente duas músicas cristãs, e um tema da Nona Sinfonia, composta pelo compositor L. V. Beethoven.

O Projeto Flauta nas Escolas (PFE) objetiva incentivar, fomentar e transversalizar o ensino da música, da arte e da educação musical nas escolas da rede municipal em turmas dos anos finais no município de Escada-PE.

O Projeto, coordenado pela professora Ana Neto, Professor Tom e Dudoce, foi regido pelo maestro Matuto e acompanhado pelo teclado do professor Dimison Cesar, além dos instrutores, Abraão, Keven, Tony, Milton, Samuel e Rafael.

A apresentação encantou o público que se emocionou ao som dos pequenos flautistas. “A arte, e em especial a boa música, será sempre um grandioso instrumento de construção e solidificação de uma sociedade mais harmonizada”, declarou Dudoce, um dos coordenadores do projeto.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.



segunda-feira, 8 de outubro de 2018

I Encontro de Bandas de Escada acontece em grande estilo



Aconteceu durante toda manhã desta sexta-feira (5) o I Encontro de Bandas Marciais do Município de Escada. A cerimônia contou com a presença do prefeito Lucrécio Gomes, do Secretário de Educação John Kennedy, e de outras autoridades.

O evento contou com a evolução das bandas Tancredo Neves, Dr. José Henrique, Barão de Suassuna, Almérita Maria, Lygia Magdada, Ministro André Cavalcanti, todas das escolas municipais.

Durante a cerimônia foram entregues à população o busto do escritor Tobias Barreto e da placa que dá nome à praça.

“Foi um momento solene que define uma importante parceria entre a prefeitura de escada e a Academia Escadense de Letras. É um marco para nossa cultura, mas também pra nossa história”, comemorou o prefeito Lucrécio Gomes.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

sábado, 22 de setembro de 2018

Escada participa de seminário sobre Currículo de Pernambuco



A Prefeitura Municipal da Escada, através da Secretaria de Educação, participou do IV Seminário de Currículo de Pernambuco que foi oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com as Gerências Regionais de Educação GREs. O Seminário aconteceu nos dias 17 e 18 no município de Gravatá-PE, e faz parte de uma das etapas de construção da BNCC, Base Nacional Comum Curricular.

A plenária de abertura aconteceu no dia 17 no período da manhã e contou com representante da Undime-PE, do Conselho Estadual de Educação, da Sinep, Instituições de Ensino Superior entre outras instituições, tendo como palestrante Ana Penido.

A professora Penido falou sobre as dez competências gerias da base, ressaltando a importância de uma educação de qualidade, prevista na construção da BNCC, oportunizando aos alunos novas realidades através de propostas curriculares que tragam o de mais relevante e engajador, tornando o aluno autor do seu próprio projeto de vida. Um currículo de transformações sociais que represente a cultura e a política educacional do Estado de Pernambuco, compromissada com educação integral dos estudantes.

O Município de Escada faz parte da GRE Mata Centro Vitória de Santo Antão. Participaram do evento o Secretário de Educação, John Kennedy; a Gerente de Ensino, Ana Neto; a Coordenadora de Gestão Democrática, Laura Monfort; a Coordenadora da Educação Infantil, Suely Gomes; a Coordenadora do Ensino Fundamental Lindinalva Queiroz; a gestora Ana França e o Coordenador das Bandas Marciais Dimison Cesar.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

https://escadaeduca.net/2018/09/20/escada-participa-de-seminario-sobre-curriculo-de-pernambuco/


quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Ensaio garante presença de 5 escolas do município



Na noite desta quarta-feira (12) aconteceu no Hs Studio, em Escada, o primeiro ensaio de preparação para a grande final do II Festimúsica 2018. Sete alunos das escolas, Humberto de Campos, Dr. José Henrique, Maria Cabral, Barão de Suassuna e Cícero Dias marcaram presença. Faltam agora os representantes das Escolas Monte Sinai, Zenóbio Lins e Padre Geraldo.

Atendendo à solicitação das últimas três escolas, já está marcado um novo ensaio para sábado (15), a partir das 16 horas, no mesmo studio, que fica na Av. Comendador José Pereira, nº 588.

“Este II Festival de Música das Escolas do município é mais uma iniciativa marcante da Prefeitura de Escada e da Secretaria de Educação. Será um misto de música, dança, poesia, convívio social, harmonia, drama e alegria”, declarou Dimison Cesar, professor de música e um dos coordenadores do festival.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

https://escadaeduca.net/2018/09/13/ensaio-garante-presenca-de-5-escolas-do-municipio/

domingo, 9 de setembro de 2018

Escada realiza hasteamento das bandeiras com aprestação das bandas em comemoração aos 196 anos de independência do Brasil



Todos os anos, a maioria dos municípios brasileiros celebram, por meio de seus desfiles cívicos, o dia da Independência do Brasil da Corte Portuguesa, declarada no dia 7 de setembro de 1822. Essa celebração não foi diferente no Município de Escada, conhecida como “A terra dos barões”, “Cidade das artes visuais, terra de Cícero Dias".

Para entendermos o sentido que é dado ao desfile, precisamos observar o uso dos significados que foram sendo agregados a esse evento com o passar dos anos, bem como a contextualização do significado delineado que a população tem com a festa cívica.

Com tudo, queremos parabenizar de forma bastante especial o excelentíssimo prefeito Lucrécio Gomes, o Secretário de Educação o Sr. Kennedy e a Gerente de Ensino, professora Ana Neto por todo apoio e fortalecimento dado ao gênero bandístico em nosso município.

Externo meus agradecimentos aos nossos alunos, que de forma brilhante se apresentaram com bastante entusiasmos e dinamismo. Agradecer também aos gestores, professores, técnicos da SEDUC, e a Comunidade Escolar por prestigiarem o hasteamento das bandeiras, minimizando assim o distanciamento da sociedade da festa cívica.

Por fim, agradecer na pessoa do maestro Matuto, a todos os instrutores e regente de bandas, pelo belíssimo trabalho à frente de suas corporações musicais. Vocês merecem todo o mérito do trabalho realizado com muito eficácia e profissionalismo.   
Atenciosamente,

Dimison Cesar
Coordenador das Bandas Marciais.

Confira aqui outras fotos.

sábado, 8 de setembro de 2018

Palmares realiza Desfile Cívico em comemoração aos 196 anos de Independência do Brasil



Vivemos ontem (07/09), um momento muito especial para todos nós, momento este regado de muito civismo, patriotismo, cidadania e nacionalismo, um episódio que remonta a um dos maiores acontecimentos que já marcaram o nosso país. Gestores, professores, alunos e a sociedade civil, todos foram protagonistas desse momento em que comemoramos os 196 anos de Independência do Brasil.

Ontem não gritamos, “Independência ou morte! Mas sim, “Independência é vida”! e é com esse sentimento de amor à vida e a pátria brasileira, que parabenizo de forma bem especial a todos os envolvidos no Desfile Cívico do Município dos Palmares, realizado através da Secretaria Municipal de Educação.

Externo meus agradecimentos ao Prefeito Altair Junior, ao Secretário de Educação Enoelino Junior e ao Coordenador das Bandas Marciais, Maurício Hecson, por todo o apoio. Agradeço a toda equipe de profissionais da música, instrutores, regentes e maestros envolvidos nesse grandioso Desfile Cívico, como também a todos os técnicos da Secretaria de Educação da Prefeitura dos Palmares.

Quero agradecer a Escola Municipal CAIC, em nome de seus gestores a professora Risolene, e vice gestora a professora Antônia, e a Escola Municipal Santa Luzia, em nome de seus gestores a professora Vilma, e vice gestora a professora Leonilda, por todo o apoio e fortalecimento que deram as Bandas Marciais neste momento de plena importância e significado para os nossos alunos. Agradeço também a todos os professores, técnicos e funcionários envolvidos direta e indiretamente no desfile.
Parabenizo a todos os alunos e alunas que compõe a Banda Marcial José do Rêgo Maciel e a Banda Marcial Maria José Alves, pelo esforço e dedicação para com a comunidade escolar e a sociedade civil, vocês foram ótimos!

As bandas é um organismo vivo, presente nas manifestações cívicas, políticas e religiosas existente no município dos Palmares. Esperamos que a cultura das bandas possa auxiliar e contribuir para que a música seja expandida de forma uniforme, formando cidadãos, conscientizando-os sobre a importância de preservar nossa memória através dos desfiles cívicos.

Confira aqui as fotos do desfile.

Sorteio da ordem de apresentação garantiu presença de coordenadores das escolas



A decisão foi tomada tendo em vista a ausência de recursos quanto aos resultados publicados na semana passada e o perfeito andamento do cronograma previsto no edital e regulamento. O sorteio aconteceu na FAESC, nesta terça-feira (4), e foi acompanhado pelos coordenadores pedagógicos de todas as escolas da Rede Municipal com turmas de 6º ao 9º ano.

Confira a seguir a ordem de apresentação de cada melodia.


ESCOLA MUNICIPAL MARIA CABRAL DE ANDRADE
ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE SUASSUNA
ESCOLA MUNICIPAL BARÃO DE SUASSUNA
ESCOLA MUNICIPAL MONTE SINAI
ESCOLA MUNICIPAL ZENÓBIO LINS
ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS
ESCOLA MUNICIPAL PADRE GERALDO LEITE BASTOS
ESCOLA MUNICIPAL CÍCERO DIAS
ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS
ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ HENRIQUE

https://escadaeduca.net/2018/09/05/festival-cumpre-primeira-etapa-e-se-prepara-para-a-grande-final/

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Festival cumpre primeira etapa e se prepara para a grande final


PRÊMIOS JÁ GARANTIDOS A Prefeitura de Escada já comprou todos os instrumentos que serão distribuídos como prêmios para as composições classificadas do 4º ao 10º lugar: são sete violões da série estudante. Além disso, todas as escolas que participaram do concurso receberão um conjunto de 10 flautas a serem utilizadas na formação de um coral de flautista em cada escola.

LETRAS PUBLICADAS. As letras e cifras de todas as músicas que concorrerão na Grande Final do II Festival Estudantil de música já estão disponíveis. O acesso pode ser feito na página do festival (https://escadaeduca.net/ii-festival).

SORTEIO ANTECIPADO A Equipe Técnica e Organizadora do II Festival Estudantil de Música das Escolas da Rede Pública Municipal de Escada decidiu antecipar o sorteio para definição da ordem de apresentação das músicas na Grande Final, que acontecerá na sexta-feira (28 de setembro), no salão nobre do SESI. O sorteio estava previsto para o dia 10.


sábado, 25 de agosto de 2018

ESCADENSE TEM ARTIGO ACEITO EM CONGRESSO


O Acadêmico Efetivo e Vice Presidente da Academia Escadense de Letras, Dimison Cesar, teve seu artigo aceito no 2º Congresso do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, que será realizado nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2018.

O Artigo intitulado: "Qual será o valor da Arte?", traz reflexões e pensamentos, tendo como objetivo descrever a experiência vivenciada, a partir de relatos por ocasião da audição de um Concerto Sacro, realizado no Município de Escada-PE.

O artigo foi escrito por Dimison Cesar e Magdiel Lucas, ambos Licenciados em Música pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo como orientadora, a Acadêmica Efetiva da AELE, Dra. Ana Neto.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

SELMA FIGUEIRÔA - AUTOBIOGRAFIA



Selma Virgínia Figueirôa da Silva é natural do Município dos Palmares localizado na Mata Sul do Estado de Pernambuco, Selma Figueirôa nasceu no dia 1 de dezembro de 1973. Filha de Celso Alves da Silva e Maria Norma Figueirôa da Silva, o interesse pela música veio logo cedo, aos 12 anos de idade, quando começou cantarolar suas primeiras melodias. Iniciou sua carreira como cantora profissional aos 19 anos de idade.

Estudou canto no Centro de Educação Musical Maestro Carlos Gomes, onde aperfeiçoou sua técnica ao canto Popular e Erudito. Além de cantora, é compositora. Entre suas composições encontramos frevos, sambas, pop, e criações de obras religiosas com registro oficial na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Na área secular, é formada em Bacharel em Direito e Ciências Jurídicas.

No ano de 2004 participou de diversos Show de Calouros na TV Tribuna e TV Jornal, onde por várias vezes foi vencedora. Tem participação em vários CDs gravados em estúdio, entre eles, o CD no estilo voz e violão com clássicos da Música Popular Brasileira, a Coletânea Natalina da professora e historiadora Mariinha Leão, o CD Canta Carmelo, entre outros. Cantou durante muitos anos em barzinhos na Cidade da Escada-PE, e tinha como parceria artística o também cantor e compositor Aderbal Rocha.

Participou do projeto Cantando na Praça, idealizado pela TV Jornal, realizado na Cidade da Escada-PE, como também em todas as cidades próximas à capital Pernambucana.  Na área do canto, realizou apresentações em circos. No ano de 2013 participou do grupo de Choro Odeon, interpretando vários clássicos do gênero. 

Foi vencedora obtendo a primeira colocação na categoria solo por dois anos consecutivos (2014 - 2015), do Festival de Música Católica na Cidade de Escada-PE, organizado e produzido pela Matriz de Nossa Senhora da Apresentação da Escada.

É especialista em Cerimônias de Casamento, há vinte e cinco anos, além de cantar em formaturas, festas empresariais e particulares. No ano de 2016 ministrou oficinas de Canto Coral pelo Projeto do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, através da Prefeitura Municipal da Escada.

Em 2016 Participou do projeto Elas Cantam e Encantam, idealizado e realizado pelo Lions Club Escada Mata Sul, sendo uma das homenageadas. É católica praticante, e canta no Ministério de Música da Capela de São Pedro, localizado na Praia de Gaibú, distrito do Cabo de Santo Agostinho-PE. Atualmente foi uma das dez finalistas do Festival Carmelo Canta 2018, na Cidade do Recife-PE, defendendo a música Senhora do Carmo, com letra e música de sua autoria.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO RECEBE HOMENAGEM DA AELE



O Secretário de Educação e Sócio Benemérito da AELE, John Kennedy, recebeu das mãos da Gerente de Desenvolvimento do Ensino e ex-presidente da Academia Escadense de Letras-AELE, Ana Neto, uma cópia do CD lançado no mês de julho, contendo o Hino Oficial da academia.

Além do secretário, mais dois artistas escadenses foram homenageados: o cantor e compositor, Dudoce, recebeu o certificado de reconhecimento e a Comenda de Música Dimison Cesar. Já o professor Tom, coautor da melodia do hino, em parceria com Sebastião Ferreira (in memorian), recebeu a cópia do CD recém lançado.

“Em nome do presidente da AELE, Tarcísio Augusto, e de todos os acadêmicos, queremos reconhecer o valor e a importância que cada um tem no fortalecimento e na história da nossa instituição”, declarou Ana Neto durante a entrega das homenagens.

“Ficamos muito felizes em receber esta cópia do Hino da Academia e o Certificado de Reconhecimento. Só temos que agradecer a homenagem e retribuir este gesto carinhoso”, resumiu, John Kennedy, em nome dos homenageados.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.


quarta-feira, 1 de agosto de 2018

RODOLFO FILIPE COSTA FERREIRA DE OLIVEIRA



Rodolfo Filipe Costa Ferreira de Oliveira, nascido em Recife, capital do estado de Pernambuco, em 14 de setembro de 1995. Filho de Aurino Caetano de Oliveira e Rosalba Costa Ferreira, Rodolfo vive desde sua infância na cidade do Cabo de Santo Agostinho, onde começou mostrar sua paixão pela música com seu jeito “arteiro”, como o mesmo gosta de se autodenominar.

Sua trajetória começou na Igreja Assembleia de Deus Ministério Abreu e Lima, onde já demostrava uma aptidão para o canto, e através de um convite de um amigo da igreja, o qual Rodolfo é eternamente grato, inicia seus estudos em instrumento musical. O amigo em questão era o Willams Cloves, baterista, que o ensinou os primeiros ritmos quando tinha 13 anos.

Em 2010, com 15 anos, ganha seu primeiro violão, e de forma autodidata começa a estudar o instrumento. No ano de 2012, ingressa no Conservatório Pernambucano de Música no curso de Iniciação Musical, e de Violão Erudito. No ano seguinte direcionou seus estudos para o Violão Popular, e iniciou juntamente com alguns amigos um projeto de música autoral. Em 2014, ingressa na Universidade Federal de Pernambuco, no curso de Licenciatura em Música.

Daí em diante Rodolfo vem crescendo musicalmente, com participações em grupos e projetos, como cantor, instrumentista e compositor. Participou como tenor no Coro Masculino da UFPE e, atualmente no Coro OPUS 2, também da UFPE. Foi violonista da Orquestra de Frevo de Bloco da UFPE. Possui participação como compositor e instrumentista no CD Orff-Schulwerk em Ritmos Pernambucanos. Em paralelo a isso vem crescendo também como educador musical, tendo experiências em vários contextos da educação musical com crianças e jovens.

Atualmente, é integrante da banda Catatreko, grupo da formado por alunos da UFPE, que alia instrumentos de materiais reciclados a músicas focados no público infantil. No grupo Rodolfo vem atuando como baixista, compositor e arranjador. O músico da Igreja Presbiteriana de Ponte dos Carvalhos, ainda segue com seu projeto de música autoral com a banda Coletivo EmComum, banda cristã formada por amigos.

NOITE DA VIRADA DO BIÊNIO 2016-2018 PARA O BIÊNIO 2018- 2020



“Quero agradecer a Deus pelas dádivas recebidas e vividas nestes últimos oito anos de AELE pelos confrades e confreiras que acreditaram no lema "Lutar com Palavras".” Foi dessa forma que a acadêmica fundadora Elizabeth Leocádio se referiu a noite do último sábado (14.07), na qual aconteceu a solenidade de posse dos novos beneméritos e do Presidente Dr. Tarcísio Augusto, além da diretoria e conselho fiscal do biênio 2018-2020. Também foi uma noite regada por homenagens e agradecimentos.

Aos descendentes dos ilustres escadenses JOSÉ SISENANDO CABRAL DE SOUZA (Fernando de Biase), LUIZ GERALDO FIGUEIROA (Norma Figueiroa) e   MARIA ANUNCIADA DO NASCIMENTO (Sônia Lira) respectivamente, foram entregues as comendas - ORDEM DO MÉRITO POLÍTICO CIDADÃO, ORDEM DO MÉRITO ECOLÓGICO DE SAPUCAGI, ORDEM DO MÉRITO DA CULTURA POPULAR como forma de reconhecimento ao trabalho realizado por estes ilustres cidadãos em prol do engrandecimento da sociedade escadense.

Os membros do poder executivo (Prefeito Lucrécio Gomes) e do poder legislativo (vereadores Antonio Rufino, Valdênia de Cássia, Cátia da Farmácia e José Marcos) foram condecorados com a COMENDA DO MÉRITO POLÍTICO CIDADÃO. No discurso da oradora Sevatil Lobo, proferido por Piedade Buarque, as boas vindas ao novo presidente e agradecimentos a Dra Ana Neto e toda diretoria que na ocasião, encerravam um biênio de muitas conquistas. As palavras da Acadêmica Elizabeth Leocádio resumem um pouco desta gestão.

“Ana Neto como presidente da Casa Tobias Barreto transitou entre os acadêmicos e a sociedade, com diplomacia. A sua tez de paz com o sorriso de quem sabe acolher e nutrir o que há de melhor, agregou valores e se colocou no lugar do outro, adotando assim, com empatia, a inclusão social. O seu modo dinâmico deixou muitos espectadores estáticos (ou boquiabertos?), atingindo aos demais e energizando-os nos segmentos culturais, artísticos, musicais... fomentando as produções literárias para a perpetuação e a edificação da Casa Tobias Barreto”.

Foi uma noite memorável! Toda a AELE está de parabéns. Parabéns Dra. Ana Neto! Parabéns, Adriano Sales! Parabéns a todos os membros da diretoria, acadêmicos correspondentes, membros honorários, Jovens intelectuais e sócios beneméritos! Um novo Biênio começa agora e com ele, novas realizações! Bem vindo, Dr. Tarcísio Augusto! Bem vindo, Dimison Cesar e todos os membros da nova diretoria!


APRESENTAÇÃO DO CONCERTO SACRO



A noite desta segunda-feira, dia 09 de julho, emocionou todos os que estavam presentes na Igreja De Nossa Senhora da Apresentação de Escada. Um cenário que trouxe ainda mais perfeição ao "Concerto Sacro" trazido pelos coristas da UFPE, vozes que levaram a plateia ao céu. A emoção foi mútua e transpareceu, nos olhares atentos, mediante o intenso silêncio que era quebrado pelos calorosos aplausos dos presentes.

Agradecemos à Presidente da AELE, Drª. Ana Neto e aos demais acadêmicos pela organização e divulgação do evento; ao Prefeito Lucrécio Gomes e à primeira Dama , D. Edilene Gomes; ao Secretário da Educação, da Cultura e dos Esportes, Sr. John Kennedy; ao Monsenhor Josivaldo; à  CDL, na pessoa de sua presidente, a acadêmica e também presidente do Lions Club, Teresinha Melo; ao Instituto Histórico, na pessoa do acadêmico Waldyr Jose Siqueira Siqueira; ao maestro do Coral Sebastião Araújo e acadêmico Efetivo da AELE, Dimison Cesar e de forma muito especial ao maestro Dr. Flávio Medeiros, pela brilhante condução dos três coros (Coro Opus 2, Coro universitário e o Contracantos), além de parabenizar aos maravilhosos coristas pela apresentação inesquecível.

Agradecemos também ao Departamento de Música da UFPE e especialmente à vice reitora da UFPE, professora Drª. Florisbela Campos pela parceria.

É a Casa Tobias Barreto fazendo o seu papel, divulgando e incentivando a Literatura, Cultura e Artes em nosso município.


http://aele-escada.blogspot.com/2018/07/apresentacao-do-concerto-sacro.html

sábado, 14 de julho de 2018

Professores e alunos escadenses participam de formação para bandas marciais



Aconteceu nos dias 7 e 8 de julho no município de Paudalho, Mata Norte do estado de Pernambuco, mais uma Capacitação para Balizas, Balizadores, Coreógrafos, Mores e Regentes das bandas e fanfarras ligadas a ABANFARE – Associação de Bandas Fanfarras e Regentes de Pernambuco.

A 3ª capacitação foi sediada na escola EREM Confederação do Equador, tendo início às 8 horas da manhã do dia 07 e se estendeu até o dia 08 às 17 horas.
A Prefeitura Municipal da Escada, que é sócia ABANFARE, garantiu a participação de dois professores e de 14 alunos na formação.

Participaram Dimison Cesar (Coordenador das bandas no município), o professor Abraão Kenedy, regente da banda Tancredo Neves, além dos alunos das escolas, Cícero Dias, Maria Cabral, Barão de Suassuna, e Lygia Magdala.

“A gestão do prefeito Lucrécio Gomes, através da Secretaria Municipal de Educação, tem se esforçado para incentivar essas práticas de educação musical em bandas, capacitando os músicos, mor, balizas, corpo coreográfico e regentes dessas corporações musicais”, destacou o professor de música Dimison Cesar.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.


https://escadaeduca.net/2018/07/12/professores-e-alunos-escadenses-participam-de-formacao-para-bandas-marciais/

terça-feira, 10 de julho de 2018

Concerto Sacro marca noite memorável em Escada





Quem compareceu ao Concerto Sacro desta segunda-feira (9) na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Escada, pode se considerar um privilegiado. Os cantos religiosos encantaram e emocionaram o público presente. “Contracantos”, “Opus 2” e “Coro Universitário” fizeram uma noite memorável na história de Escada.

Um repertório que nos levou ao século XVII; que transitou entre Johan Sebastian Bahh, John Leavitt e Bob Chilcott. Entre Glórias, Credos e Santos, o maestro Flávio Medeiros (UFPE) e os coristas foram ovacionados pela belíssima apresentação que evidenciou o talento coletivo.

“Este momento foi possível graças à parceria que envolveu a Academia Escadense de Letras, a Paroquia Nossa Senhora da Escada, a Câmara de Dirigente Lojistas de Escada e a Prefeitura de Escada. Tivemos ainda o apoio da Escola de Música Maestro Carlos Gomes, do Lions Clube Escada, de Edilene Gomes e do Instituto Histórico de Escada”, declarou o prefeito Lucrécio Gomes ao final da apresentação.

Para Ana Neto, presidente da AELE, o Departamento de Música da Universidade Federal garantiu ao público escadense uma noite magnífica e inesquecível. O professor Dimison Cesar, articulador do concerto na cidade, agradeceu a todos que “contribuíram para a realização desse momento marcante para todos nós, para a proliferação da arte fônica, através da música”.

O maestro Flávio Medeiros agradeceu o carinho e a generosidade dos escadenses, o apoio de todos os parceiros e aos membros dos corais pela “confiança, dedicação e inesquecível homenagem”.

Parabéns a todos e todas pela organização de mais este evento.
Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.

Confira as fotos em nossa página no facebook e a transmissão ao vivo da Paróquia de Nossa Senhora da Escada.

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Escada recebe Concerto Sacro


Como bem disse a nossa querida presidente da Academia Escadense de Letras, Drª. Ana Lucia Neto, “a noite de hoje foi mágica”, memorável, e regada de uma boa música com a apresentação do Concerto Sacro realizado pelo Departamento de Música da UFPE, através do nosso queridíssimo professor Dr. Flávio Medeiros. Gratidão a todos que fazem o coro Opus 2, Coro Universitário, e o Contracantos, por esse momento impa para o município de Escada, em especial a professora Florisbela Campos, vice reitora da UFPE.

Também quero agradecer as instituições que uniram forças para que esse Concerto acontecesse. A Academia Escadense de Letras, através de sua presidente a professora Ana Neto o CDL, em nome de sua presidente Me. Teresinha Melo a Paróquia Nossa Senhora da Apresentação da Escada através do seu pároco Monsenhor Josivaldo e a Prefeitura Municipal da Escada na pessoa do seu representante legal o nosso prefeito Lucrécio Gomes.

Obrigado aos nobres confrades e confreiras da AELE, amigos e amigas, a primeira dama do nosso município Edilene Gomes, ao Secretário de Educação professor Jhon Kenned ao meu amigo Diogo Neto ao professor Edmundo Fernandes (tom), e a minha amiga Luciana Vieira.  Agradeço a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização desse momento marcante para todos nós, para a proliferação da arte fônica, através da música. Que Deus abençoe a todos!

Dimison Cesar -  Licenciando em música - UFPE

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Duas Bandas Marciais de Escada recebem Fardamentos


Em comemoração aos 145 anos de Emancipação Política do Município de Escada, os alunos da Banda Marcial Elisael Soares da Silva (Escola Barão de Suassuna) e da Banda Marcial Dr. José Henrique (Massauassu), receberam os fardamentos para desfilarem no dia 24 de maio.

Os fardamentos significam uma conquista da Secretaria de Educação do município, através da Gerência de Ensino, que vem mantendo as Bandas Escolares existentes em Escada.
A articulação foi feita pelo coordenador das Bandas Marciais, o professor Dimison Cesar, e o maestro Matuto. O fardamento irá beneficiar 50 alunos que compõem o corpo musical das bandas.

“Manter a cultura das bandas é preservar uma tradição de nossa cidade. E nesse sentido, as duas bandas representam parte importante dessa história”, declarou Ana Neto, gerente de ensino.

Prefeitura da Escada: o trabalho vai continuar.